expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Termos usados a bordo

Como sempre, vou atrás de informações para meu embarque e para todos os futuros tripulantes, e numa dessas minhas pesquisas achei uma digamos “apostila” e resolvi postar as informações que eu achei relevantes para mim e para todos. Afinal, embarcar e já saber o que é certa posição e local já é uma grande ajuda.





Abaixo, as posições e alguns locais do navio e o que são estes lugares.

Staff: São tripulantes de funções burocráticas, segurança, recepção, recreação, músicos, bailarinos.
                
Officers: são os oficiais, como engenheiros, chefes de departamento, até o comandante.
 
Crew: tripulantes em geral, funções como limpeza, cozinha, serviços, ganham gorjetas.
                      
Crew laundry: lavanderia para os tripulantes, cada depto tem seu dia específico para a lavagem de uniformes e há uma lavanderia self-service (paga à parte) para lavar suas roupas pessoais. São munidas com máquinas de lavar, secadoras e ferro de passar roupa. Disponíveis 24 horas.
                    
Crew mess: refeitório dos tripulantes, onde são servidos café da manhã, almoço, jantar em horários definidos pela CIA
               
Crew bar: o bar freqüentado pelos tripulantes, em horários de folga, fica aberto todos os dias e oferece descontos.
                  
Warning: advertências dadas aos tripulantes, geralmente depois de 3 warnings há demissão. Erros tais como atrasos, comer comida de passageiros, guardar comida na cabine ou não mantê-la limpa pode resultar em warnings.
                       
Comment card: são cartões de comentários preenchidos pelos passageiros para os tripulantes, os comment cards poderão influenciar em uma promoção ou demissão, por exemplo.
                     
Crew welfare: é um grupo formado pelos próprios tripulantes com propósito de organizar atividades para os tripulantes, tentar resolver problemas, etc.
                         
Crew pass: é a carteira de identificação do tripulante, deverá ser apresentada na saída e na entrada do navio. Todo o consumo a bordo geralmente é pago com seu crew pass (como um cartão de débito) e descontado de seu salário (geralmente até 100 euros).
              
Panamá book: é a carteira de identificação dos profissionais marítimos, constará os dados do navio em que trabalha e o período que passou à bordo.
              
Name tag: um broche contendo sua identificação, nome e país, sendo obrigatório o uso deste em todas as áreas, de passageiros ou tripulação.
                 
Cabin inspection: é a vistoria feita por oficiais da segurança nas cabines dos tripulantes. Importante deixar sua cabine organizada, sem comida preparada, roupas guardadas, sem bebidas alcoólicas ou cinzeiros. Caso haja desordem, poderá ganhar um warning.
             
Safety meetings: são encontros de segurança, realizados principalmente em sua 1a semana à bordo. Serão realizados os treinamentos práticos de sobrevivência.
              
Port manning: é uma exigência de que haja pelo menos 30% da população da tripulação à bordo quando o navio está parado no porto. Há uma rotatividade, ou seja, os port mannings variam, depende da CIA, do seu chefe e etc.
            
Drill: treinamentos de segurança, simulações de emergência. Dados à novos passageiros e tripulantes. Os treinamentos para passageiros são realizados sempre ao 1o dia de novos embarques, não sendo obrigatórios. Já para os tripulantes o atendimento a estes treinamentos é obrigatório e motivo de warning caso não compareça
         
Crew Pursers Office: destinado inteiramente a todos e a qualquer serviço da tripulação, como compra de passagem aérea, requerimentos em geral, cofre para guardar bens valiosos, emissão do Sail & Sign card, serviço postal, entre outros.
               
Pay Master: onde você recebe o seu salário e manda dinheiro para qualquer parte do mundo.
         
Enfermaria: serviço gratuito, conta com atendimento de emergência;

Internet Café: disponível 24h e possui computadores e as máquinas de venda de cartão telefônico e de internet

Um comentário:

  1. Adorei, agora todo mundo pode ficar por dentro dos termos usados a bordo.Esse é o primeiro blog que vi a ter esse cuidado de passar informações tão detalhadas e importantes para futuros tripulantes.
    Muito booom Raphaaaaaaaaaaaaaa...e como sempre estou acompanhando teu blog, tinha que deixar um coments né.

    Beijos

    Cah =D

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...